A partir de hoje, o Município de Arruda dos Vinhos apresenta a plataforma ArrudaTeca com o objetivo de criar um arquivo digital à disposição de toda a comunidade arrudense, a partir de qualquer parte do mundo. Esta plataforma surge no seguimento de um anterior projeto, também desenvolvido pelo Município, com visitas virtuais a alguns elementos do património edificado ou achados arqueológicos.
A necessidade de organizar e disponibilizar a informação histórica, patrimonial, mas também imaterial e simbólica, foi o mote para este executivo municipal lançar o desafio de se criar uma plataforma mais completa e em constante construção, possibilitando a participação de todos os arrudenses que tenham e queiram partilhar elementos importantes sobre a nossa comunidade, tais como fotografias, documentos, cartazes, etc. É prova disso o separador intitulado «Postais de Arranhó» no separador REPOSITÓRIO: “Arranhó, Memória e Gratidão”, compilação e fotos de José M. Ferreira Luiz.
Esta plataforma pretende ser uma ferramenta de memória coletiva que preserve a história da terra, dos lugares e das gentes que construiram Arruda e viveram antes de nós. Cientes deste importante legado, é nossa função não esquecer e sempre lembrar quem somos, de onde vimos e o que queremos construir daqui em diante neste Vale Encantado que é o concelho de Arruda dos Vinhos.
Visite https://arrudateca.pt/
Para mais informação: cultura@cm-arruda.pt