Na sequência da Exposição sobre o tema no salão do URDA nos anos 80, [1] continuamos a apresentar de forma faseada este Estudo que vem actualizar a nossa anterior história das dinâmicas associativas em Arranhó. [2]
10.3 – No CDA sobressai a dedicação dos Directores e atletas
A caminhada desportiva arranhoense é muito rica de exemplos de entrega associativa com dedicados protagonistas, seja como Directores, seja como atletas. Os meios financeiros e a organização são escassos, mas a vontade é imensa.
Esta foto histórica e rara, embora muito maltratada, permite-nos recordar uma das formações alinhada junto dos balneários do Campo do Espargal, envergando um equipamento mais antigo, com as camisolas com a gola em vê. A cor do equipamento foi sempre calções brancos e camisolas vermelhas, apenas havendo variações no modelo ao longo do tempo.
Recordamos para a posteridade os intervenientes:
De pé, da esquerda para a direita:
[1] ni, José António Pereira ( de AdosEiros), Carlos Alberto Ruas Lemos, Fernando Esteves Barros, José Manuel Pinto, Francisco Lourenço Pulga, Casimiro Silva, José Carvalho Rodrigues
À frente, da esquerda para a direita:
José António Teixeira, Custódio Pinto, Manuel Florindo da Eira, Francisco Carvalho, Vasco Pinto.
Neste nosso estudo ganham relevância não só as informações que é possível regatar, mas também as fotos e os nomes para que a memória não se perca. As fotos eram ná época muito raras, e cada uma ganhava uma importância local significativa.
Notas;
[1] Luiz, José M. Ferreira | Guião da Exposição 60 Anos de Vida Associativa Organizada | manuscrito dactilografado | Arranhó, 1989.
[2] Luiz, José M. Ferreira | Estudo Sobre o Associativismo em Arranhó | original, 2023.
#HistóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz
