Na sequência da Exposição sobre o tema no salão do URDA nos anos 80, [1] continuamos a apresentar de forma faseada este Estudo que vem actualizar a nossa anterior história das dinâmicas associativas em Arranhó. [2]
10.1 – As inesquecíveis jornadas de trabalho voluntário
Uma das memórias visuais que mantivemos bem viva da vivência comunitária na aldeia de Arranhó, foram os inspiradores momentos de união e mobilização da comunidade pelo bem comum.
E devemos sublinhar que havendo na época duas colectividades na aldeia, isso não impedia que ambas tivessem iniciativas próprias e conseguissem forte adesão dos seus associados.
A foto que vos apresentamos é histórica, e retrata uma das iniciativas do CDA, um momento duma das inesquecíveis jornadas de trabalho voluntário, realizadas com o propósito de ampliar e beneficiar o Campo de jogos do Espragal.
Recordamo-nos muito bem da impressão que nos causava toda aquela gente a trabalhar e a ajudar, uns com materiais, outros com equipamento, outros com os seus braços. Jovens e adultos, todos diferentes, mas todos iguais. Quem participou jamais esquecerá.
Era um ambiente fantástico de alegria, de união, e também de solidariedade intergeracional, aos Domingos.
Era mesmo correr por gosto e com todo o empenho, dedicando o único dia de descanço em prol do seu clube, esquecendo o cansaço e as preocupações vividas durante a semana de trabalho.
Havia então uma vontade de trabalhar em conjunto, e em conviver, muito próprias duma comunidade em que todos se sentiam realizados e felizes, orgulhosos do seu clube.
Notas;
[1] Luiz, José M. Ferreira | Guião da Exposição 60 Anos de Vida Associativa Organizada | manuscrito dactilografado | Arranhó, 1989.
[2] Luiz, José M. Ferreira | Estudo Sobre o Associativismo em Arranhó | original, 2023.
#HistóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz
