Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 088: “Rua do Outeiro”

Toponímia arranhoense

Estamos perante um caso muito feliz de escolha de toponímia [1] que valorizou e preservou a história local arranhoense.

Dá-se o nome de outeiro a uma elevação, a uma colina ou monte. E de facto parece óbvio que os arranhoenses desde sempre chamarem àquele lugar de “Oitêro”.

A atual rua alcatroada sobrepõe-se a um antigo carreiro pedonal não só de acesso às fazendas e courelas férteis daquela zona, como também a algumas casas isoladas que ali foram construídas naquele local um pouco arredado, acima da estrada nacional.

A meia encosta encontravam-se a família dos Morgados, o Francisco Morgado, o António Morgado; e, mais acima, no topo onde hoje temos um largo, instalaram-se o Domingos Luis (Burra) com a esposa a Eugénia Luisa Sousa que ali tiveram sete filhos: a Romana, a Maria, o Joaquim, a Eugénia, a Deolinda, a Clementina, e o Domingos.

Apesar das bonitas vistas panorâmicas daquela zona, o Outeiro tem vivido um certo declínio porque muitos dos descendentes das famílias numerosas que ali se instalaram inicialmente, acabaram por ao longo dos anos saírem à procura duma vida melhor, quer em Portugal, quer na Europa, e por esse mundo fora. Por exemplo, há hoje descendentes do Domingos e da célebre Eugénia Luisa, nos Estados Unidos e na Austrália.

No Outeiro moraram ainda outras famílias como foi a do Francisco Pulgas e a Maria Gertrudes.

O Outeiro é um lugar que guarda muitas histórias interessantes de pessoas e de histórias de vida que se estão a perder e que nós estamos a tentar preservar, porque temos consciência de que saber apreciar as histórias e factos locais que não vivemos, assim como pessoas que não tivemos oportunidade de conhecer, é um exercício que nos ensina a ter memória identitária, assim como fortalecer a gratidão.

Esperamos com mais um postal desta série sobre a toponímia arranhoense, despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correcta estratégia local de de escolher os nomes a dar às ruas, largos e praças da vila e da freguesia.

Notas:

[1] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.

#ToponímiaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz