Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Postal de Arranhó N° 340: Recordar o Ajudense

Desde criança que nos habituamos a associar as pessoas de Ajuda a um forte sentido de pertença, devido às muitas histórias de rivalidades que ouvi entre o lugar de Ajuda e a aldeia de Arranhó.

Com o tempo, pudemos conviver com várias pessoas de Ajuda e acompanhar as muitas provas do seu dinamismo e empreendedorismo, e também testemunhos de defesa dos valores da família e duma vida comunitária.

A sua Festa religiosa anual foi sempre o acontecimento central da vida do lugar de Ajuda, e, a Irmandade de Nossa Senhora de Ajuda um factor agregador e unificador daquela comunidade.

Mas Ajuda, apesar da sua proximidade com  Arranhó, que sempre favoreceu as mútuas relações comunitárias, também realizou uma interessante experiência associativa que não deve ser esquecida.

Tal ocorreu com a criação em 1971 do UDA – União Desportivo Ajudense, que construiu o seu próprio campo de futebol, e também uma sede, inaugurada em 1976.

A colectividade acabou por não vingar, em contra-ciclo com a dinâmica de surgimento de colectividades por todos os lugares da freguesia antes e depois de 1974. Esta opção revelou-se sensata pois permitiu unir os ajudenses em torno da Irmandade de Nossa Senhora de Ajuda e a partir daí desenvolver um consistente programa de inúmeras iniciativas não só de carácter religioso, mas também recreativo e cultural.

#AssociativismoLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz